A administração pública é a atividade concreta e imediata que o
Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e também o
conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o
exercício da função administrativa do Estado.
Sob o aspecto operacional é considerada
a administração pública como sendo o desempenho perene e sistemático,
legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da
coletividade.
OBJETIVO:
O Curso de Noções Básicas de
Administração Pública tem como objetivo instruir sobre a distinção entre
a administração de uma empresa e a administração pública.
Além disso, o curso habilitar gestores e
profissionais para a coprodução de serviços públicos e para a gestão de
seus sistemas, sejam eles órgãos públicos, organizações do terceiro
setor, empresas privadas comprometidas com ações de responsabilidade
social ou outros.
Com este curso de noções de gestão pública, o aluno aprenderá tópicos como:
- Breve histórico da administração pública no Brasil;
- Os principais conceitos;
- Os princípios e competências fundamentais;
- A importância da gestão de pessoas;
- Concurso público;
e mais.
CARGA HORÁRIA: 60 horas
PÚBLICO ALVO: Curso
indicado para os que já atuam ou que pretendem se candidatar a vagas
públicas, funcionários e servidores públicos, graduando de Administração
ou Ciências Contábeis. E damais interessados em geral.
CURSO LEGALIZADO: Conforme
Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE
(Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação).
CERTIFICAÇÃO: O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:
- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.
VANTAGENS DOS NOSSOS CURSOS:
- Flexibilidade de tempo e espaço: você estuda de onde estiver, a hora que quiser;
- Flexibilidade de ritmo: você evolui de acordo com o seu ritmo, de acordo com sua velocidade de aprendizagem;
- Economia: nossos cursos a distância reduzem os custos em relação aos dos sistemas de ensino presencial e tradicionais;
- Desenvolvimento pessoal: nossos cursos estimulam a autoaprendizagem, desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE ADMINISTRAÇÃO. CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA.
- Conceitos básicos
- O contexto próprio da Administração Pública.
- Convergências e Divergências entre a Gestão Pública e a Gestão Privada
- ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DO MODELO RACIONAL-LEGAL AO PARADIGMA PÓS-BUROCRÁTICO.
2.1. A evolução dos modelos de gestão na Administração Pública
2.2. As três formas de Administração Pública
- ESTRUTURAÇÃO DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA NO BRASIL DESDE 1930: DIMENSÕES ESTRUTURAIS E CULTURAIS.
3.1. Breve Histórico da Administração Pública no Brasil
3.2. Novas modalidades Administrativas no Brasil
- ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL (PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO).
- O Processo de Planejamento
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
- Modelos de Organização
- CULTURA ORGANIZACIONAL E MUDANÇA NO SETOR PÚBLICO.
6.1. Introdução a Cultura Organizacional
6.2. Definições
6.3. Componentes da Cultura Organizacional
6.4. Artefatos
6.5. Tecnologia
6.6. Símbolos
6.7. Valores
6.8. Funções da Cultura Organizacional
6.9. Disfunções da Cultura Organizacional
6.10. Socialização Organizacional
6.11. Singularidade e Diversidade Cultural
6.12. Indicadores de Culturas
- O PARADIGMA DO CLIENTE NA GESTÃO PÚBLICA. EXCELÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
7.1. O Gerencialismo “Puro”
7.2. Consumerism
7.3. Public Service Orientation (PSO)
- EMPREENDEDORISMO GOVERNAMENTAL E NOVAS LIDERANÇAS NO SETOR PÚBLICO.
8.1 Empreendedorismo Governamental e Novas Lideranças
- NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO: QUALIDADE, REENGENHARIA, BALANCED SCORECARD.
9.1. Administração da Qualidade
9.2. Reengenharia
9.3. Balanced Scorecard – BSC
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: IMPACTOS SOBRE A
CONFIGURAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E SOBRE OS PROCESSOS DE GESTÃO.
GOVERNO ELETRÔNICO.
- Tecnologia da Informação e Impactos sobre as Organizações
- COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA E GESTÃO DE REDES ORGANIZACIONAIS.
- Comunicação na Gestão Pública e Gestão de Redes Organizacionais
- ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL. NOÇÕES DE SIAPE. GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS.
12.1. Administração de Recursos Humanos
12.2. Gestão de Recursos Humanos no Contexto da Administração Gerencial
12.3. Noções de SIAPE
12.4. Gestão de Pessoas por Competências
- ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS E MATERIAIS: PROCESSOS DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS E GERÊNCIA DE MATERIAIS E ESTOQUES. NOÇÕES DE SIASG.
13.1 Modalidades de Licitação
13.2. Noções de SIASG
- QUESTÕES DE CONCURSOS
- GABARITO
- BIBLIOGRAFIA


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